segunda-feira, 4 de novembro de 2013

MONTBLAN


Escrita macia. Corpo lustroso, muitas vezes cravejado de diamantes, rubis, esmeraldas ou safiras e revestido com diferentes materiais como ouro, aço inox ou fibra de carbono. E exemplares de 15 centímetros que podem valer um Jaguar. Quem tem muito dinheiro, certa noção de luxo, e algo precioso para assinar, fará de tudo para tê-las em mãos. Desde executivos e casais de noivos a chefes de governo, ou até mesmo papas, só existe uma opção: a perfeição artesanal de MONTBLANC. Tudo isto em um mundo dominado pelas esferográficas descartáveis, é sem dúvida uma prova de sofisticação. Da produção de canetas-tinteiro a um portfólio de produtos luxuosos variados, a empresa centenária se renova sem perder sua essência.
A históriaA história da tradicional marca alemã começou em 1906 quando a Simplo Filler Pen Company foi fundada na cidade de Berlim pelo engenheiro August Eberstein e pelo banqueiro Alfred Nehemias. Os alemães voltavam de uma viagem pela América e estavam encantados com a nova caneta-tinteiro que surgia no mercado. Ao lado do dono de papelaria Claus-Johnnes Voss, eles começaram a produzir os modelos. Mas pouco depois, eles enfrentaram o primeiro grande obstáculo: Nehemias faleceu e Eberstein desfaz a sociedade para buscar novos sócios (Christian Lausen e Wilhelm Dziambor). O objetivo era desenvolver a melhor caneta do mundo, que não vazasse. A primeira mudança estratégica levou a sede para Hamburgo. Isto porque a cidade portuária dava mais acesso a importações e exportações, o que indicava o desejo de expansão da nova empresa. Mas foi somente em 1910, com o lançamento de outra coleção, que a empresa adotou oficialmente o nome MONTBLANC (Monte Branco, em francês). A escolha do nome fazia referência à montanha mais elevada da Europa Ocidental e começou a estar presente em todos os produtos da marca. Em 1913, a imagem deixada pela neve no alto do pico da montanha que batizou a empresa deu origem ao símbolo da marca: a estrela Montblanc. O ícone buscava traduzir a qualidade, o design e o estilo de vida da marca. Somente em 1919 foi inaugurada a primeira loja da marca na própria cidade de Hamburgo. Pouco depois, outras lojas foram inauguradas em Berlim, Leipzig, Breslau, Hanover e Bremen.

A marca alemã entrou para o Olímpo das marcas de luxo em 1924, com o lançamento da Meisterstück (“obra de mestre”, em alemão), legendária caneta-tinteiro com design tão atemporal e matérias-primas tão inovadoras, que, para sempre, se transformaria no carro-chefe da empresa e num mito do segmento de instrumentos para escrita. Dela derivaram todas as canetas da coleção Meisterstück, incluindo as concorridas canetas de edição limitada, lançadas anualmente, a partir de 1992 em homenagem a personalidades históricas que foram “Patronos das Artes” em seu tempo. O próprio Museu de Arte Moderna de Nova York homenageia essa obra-prima do design, mantendo uma Meisterstück 149 em sua exposição permanente. Foi também em 1924, que a empresa percebeu a importância de oferecer produtos que fossem um investimento. A partir daí, lançou a garantia permanente, impulsionando as vendas dos produtos e garantindo a eternidade das peças, passando de pai para filho. Ao final desta década os produtos da marca já eram comercializados em mais de 60 países ao redor do mundo, inclusive em inúmeras lojas próprias. Para isso houve um forte investimento em decoração de vitrines, catálogos e treinamento da equipe de vendas. Essa filosofia permanece até hoje e é representada pelo código de conduta da MONTBLANC. Em 1935 foi inaugurada uma unidade de produção de artigos de couro em Lämmerspiel, próximo a Offenbach, para a fabricação de pequenos produtos de luxo.

Em 1946, as instalações da empresa haviam sido destruídas pelos bombardeios da Segunda Guerra Mundial e durante o período de reconstrução as canetas eram produzidas na Dinamarca, onde a empresa mantinha uma grande oficina de manutenção. No entanto, com o final da guerra, tal era a importância da marca que as instalações da MONTBLANC foram rapidamente reconstruídas, com recursos fornecidos pelo Ministério da Fazenda alemão, sendo também restabelecidos os escritórios de representação no estrangeiro ao final da década de 40. Nos anos 50 a empresa se preocupou com a qualidade dos materiais utilizados, especialmente plásticos, que nesse período se desenvolveram muito, proporcionando materiais menos sujeitos a quebras e rachaduras e que ainda mantinham o acabamento brilhante. Embora lançando no mercado novas linha de canetas, o carro-chefe da marca sempre permaneceu com a tradicional Meisterstück. Já nos anos 60, além do contínuo desenvolvimento de materiais, os lançamentos da marca no mercado representaram um novo estilo no design, especialmente com canetas mais esguias, podendo ser considerado o primeiro sinal de algum sucesso no período pós-guerra.

Em 1977 a empresa alemã foi adquirida pela Dunhill. A década de 80 foi marcada por várias iniciativas internacionais de patrocínio à literatura, balé e música, que marcam o início do compromisso mundial da MONTBLANC com a cultura e a arte. Além disso, a marca passou a lançar canetas muito mais sofisticadas da série Meisterstück, com diversos acabamentos diferentes, atendendo a demanda de um mercado de executivos de alto poder aquisitivo, também chamando a atenção de colecionadores pelo mundo todo. Os anos 90 começaram com a inauguração da primeira loja, em 1992, em Hong Kong. Depois do sucesso da fabricação de canetas de luxo, a marca resolveu investir em outros acessórios de luxo e diversificar sua linha de produtos. Essa diversificação começou ainda em 1992, quando comprou uma tradicional fábrica de couro (Karl Seeger Lederwarenfabrik) em Offenbach, na Alemanha, e iniciou a fabricação de refinadas e exclusivas agendas, pastas executivas, carteiras, blocos de anotação e cintos. O material: couro de carneiro. A preocupação com a qualidade é tanta, que os animais são confinados em pastos onde não há arames farpados que pudem machucá-los para não danificar o couro. Atenta ao novo nicho de mercado, a partir deste ano a MONTBLANC utiliza a estratégia de lançar edições de tiragem limitada, desenvolvendo duas linhas comemorativas – “Patronos das Artes” e “Escritores” - e colocando no mercado um modelo de cada série por ano. A metrópole paulista foi a primeira das Américas, antes mesmo dos Estados Unidos, a possuir uma loja própria da marca. A butique foi inaugurada no ano de 1995, localizada em um dos pontos mais valorizados da capital paulista, na esquina das Ruas Oscar Freire e Haddock Lobo, no bairro dos Jardins.

Pouco depois, em 1997, a empresa fundou a Montblanc Montre S/A, na cidade suíça de Le Locle, ingressando no restrito segmento de relógios de luxo. A primeira coleção contava com 13 modelos, parte com movimento manual, à corda, para destacar a preciosidade do tempo e a importância de vivê-lo calmamente. Depois dos relógios surgiram óculos, peças de joalheria, perfumes e produtos da linha corpo e banho, como desodorantes e loções pós-barba. Depois que foi comprada em 1997 pelo grupo suíço Richemont, conglomerado de luxo proprietário de marcas luxuosas como Cartier e Piaget, a MONTBLANC passou de referência em canetas a símbolo de estilo de vida. Apesar disso, as canetas continuam sendo as grandes estrelas da marca alemã. Para se ter uma idéia, nos dias de hoje, uma caneta Meisterstück é o mais puro sinônimo de poder, status e estilo. No centro financeiro de Wall Street, em Nova York, os economistas e analistas da bolsa de valores chamam a famosa caneta simplesmente de “power pen”, já que é usada (também) na assinatura de acordos importantes no mundo dos negócios. A caneta modelo clássico (que podemos chamar de básico) custa em torno de €300. Uma jóia rara é o modelo com 4.810 brilhantes que vale a bagatela de €125 mil. O ex-presidente americano George W. Bush quase chegou a ganhar uma das cobiçadas canetas-tinteiro cravejadas de brilhantes, só não pode aceitá-la porque o cargo só lhe permitia presentes de empresas com um valor limite de US$ 200.

A expansão da MONTBLANC na última década sinalizou uma forte aproximação com o público feminino. As canetas, antes destinadas principalmente ao público masculino, ganharam versões mais delicadas e femininas. Relógios, agendas e carteiras de couro, bolsas, óculos, perfumes e também jóias de prata e pedras preciosas, foram responsáveis por fazer com que a marca caísse de vez no gosto das consumidoras mais exigentes. Em novembro de 2006, pela primeira vez em sua história, a MONTBLANC elegeu personalidades artísticas para representar seus produtos na mídia e em eventos, nomeando-os embaixadores da marca para o ano de 2007. Os escolhidos foram o ator americano Nicolas Cage e a cantora lírica britânica Katherine Jenkins. Nos últimos anos a marca alemã construiu forte presença no mercado chinês, tendo mais de 90 exclusivas boutiques no país.

A linha do tempo1909 Introdução da clássica caneta tinteiro ROUGE et NOIR, cujo corpo era todo preto e a ponta superior vermelha.1910 Lançamento da caneta tinteiro com o nome MONTBLANC, inspirado no pico de mesmo nome.1924 Lançamento de uma das vedetes da marca, a caneta MEISTERSTÜCK, que até os dias de hoje mantém o mesmo design, sendo um ícone da escrita no mundo inteiro.1983 Lançamento da MEISTERSTÜCK SOLITAIRE COLLECTION, a preciosa versão em ouro maciço, prata de lei e prata banhada a ouro.
A caneta-tinteiro MEISTERSTÜCK SOLITAIRE 149 em ouro maciço entra para o Guinness Book como a caneta mais cara do mundo.
1992 Lançamento mercado internacional da primeira Edição Limitada Patrono das Artes: a caneta-tinteiro dedicada a LORENZO DE MEDICI – uma réplica da MONTBLANC dos anos 20 e que prestava homenagem ao grande patrono das artes do passado. Foram fabricados somente 4.810 exemplares. A cada ano uma nova edição limitada é acrescentada à coleção.
Lançamento da Edição Limitada dedicada aos Escritores, com uma homenagem a Ernest Hemingway.
1993 Lançamento da MONTBLANC IMPERIAL DRAGON 888 desenvolvida exclusivamente para o mercado asiático. A caneta tinha um clipe e detalhes em ouro maciço 18K, tendo sido produzidas apenas 888 unidades. O oito é o número da sorte no Oriente, simboliza a fartura e riqueza, e o símbolo deitado representa o infinito.1994 A MONTBLANC SOLITAIRE, caneta-tinteiro coberta de 4.810 brilhantes, entrou para o Guinness Book como a caneta mais cara do mundo.1995 Lançamento de sua coleção de acessórios em couros (pastas, bolsas e agendas) para trabalho e viagens.1996 Ingressou no segmento de jóias com o lançamento da linha MEISTERSTÜCK JWELLERY, composta por abotoaduras, pulseiras e outros acessórios para homens.1997 Lançamento da sua linha própria de relógios denominada MEISTERSTÜCK COLLECTION. Hoje em dia, a coleção possui 11 linhas e 269 variações de modelos, além de cinco edições limitadas e nove tipos de relógios de mesa.
Lançamento da primeira coleção de óculos.
2000 Lançamento da coleção BOHÈME, com design mais arrojado, inspirado nos ideais hedonistas, e nas canetas de aço e fibra de carbono, numa demonstração inequívoca da maestria da MONTBLANC em manejar os mais diversos materiais e acompanhar as tendências do design, transformando tudo o que faz em objeto de desejo.
Lançamento da caneta de edição limitada MONTBLANC PRECIOUS DRAGON. Esta coleção também incluía instrumentos de escrita e acessórios de joalheria feitos à mão pelo ateliê MONTBLANC.
2001 Lançamento de seu primeiro perfume, PRESENCE, além de introduzir uma linha de bolsas e pastas para mulheres feitas à mão chamada LADIES BUSINESS BAGS COLLECTION.2002 Apresentação no Salão Internacional de la Haute Horlogerie em Genebra da PROFILE COLLECTION, primeira coleção de relógios de pulso retangulares.
Inauguração em outubro de uma luxuosa loja-âncora na Avenida Champs-Elysées em Paris, introduzindo um novo conceito de decoração de lojas, desenvolvido pelo famoso arquiteto francês Jean-Michel Wilmotte.
2004 Lançamento da caneta exclusiva em homenagem a J.P. Morgan. Com tiragem limitada a 4.810 exemplares, o modelo fazia parte da coleção Patrono das Artes. Uma vez esgotada a tiragem, a caneta Patrono das Artes tem suas matrizes destruídas, garantindo que jamais voltarão a serem produzidas, aumentando o seu valor como peça de coleção.
Lançamento do perfume feminino FEMME DE MONTBLANC.
2005 Lançamento de uma coleção de jóias para o público feminino, dividida em três linhas distintas: Star Collection, Profille Collection e Bohème Collection, cada qual composta por pingentes, colares, pulseiras, brincos e anéis inspirados em um design clássico, mas com muito movimento, pedras preciosas e a característica resina preta da marca contrastando com a base em prata de lei 925.2006 Lançamento do DIAMANTE MONTBLANC, uma lapidação da estrela de seis pontas com 43 facetas que levou oito anos para ser produzido e introduziu a grife no seguimento de alta joalheria.
Lançamento da MONTBLANC 100 YEARS SOLITAIRE MOUNTAIN SKELETON, em comemoração ao centenário da empresa. Moldada em ouro 18 quilates, com 123 diamantes azuis ao longo de seu corpo, o mais brilhante com 43 facetas, incrustados no topo. O valor, apenas US$ 175 mil. A venda, só sob encomenda. Menos de 24 horas depois do lançamento a empresa tinha 60 interessados na lista de espera.
2008
Lançamento do perfume HOMME EXCEPTIONNEL by MONTBLANC.
2011 Lançamento da caneta MEISTERSTÜCK na cor branca, juntamente com uma linha jóias finas, relógios e peças de couro, influenciadas pela neve da montanha Mont Blanc.
Inauguração na China de uma loja 57 m² maior que sua loja em Paris, a maior da Europa. Com 557 m², a boutique está localizada no shopping Tai Koo Hui, em Guangzhou, um centro de compras de luxo.

A garantia de qualidade máximaA MONTBLANC desenvolveu um sistema intitulado Quo Vadis (em português “para onde vais?”), onde o clipe de cada caneta recebe um número único, gravado a laser, que corresponde a um código de barras, que é registrado com o número do cliente no momento da compra do produto. Assim, se a caneta-tinteiro aparecer em um ponto de vendas não-autorizado, a empresa sabe a quem perguntar como isso aconteceu. Essa garantia é apenas o último estágio de um processo de fabricação rigoroso. A fabricação das penas de luxo envolve muito trabalho manual, sobretudo feminino. As até 60 etapas de sua produção podem levar quase um mês. Isto porque, se as duas metades da pena não forem absolutamente retas, a caneta arranha ao invés de escrever. Para garantir uma incomparável sensação de uma escrita macia a precisão absoluta é fundamental. No caso da MONTBLANC, as penas são cuidadosamente cortadas com lâminas de diamante. Outro ponto crucial é o lustroso corpo da caneta, cuja matéria-prima é um granulado de resina nobre. Sua composição exata é um segredo comparável ao da secreta fórmula da Coca-Cola.

Investimento em culturaA MONTBLANC sempre buscou ter sua marca associada à arte e à cultura. A partir do slogan “The art of writing” (A arte de escrever, em português), adotado em 1986, a empresa traduziu este conceito. O apoio a artistas faz parte de sua estratégia, além de edições que homenageiam personalidades históricas que foram “Patronos das Artes” em seu tempo. Nos últimos anos, esta parceria incluiu ações como a doação de parte da renda para músicos, apoio a festivais e compra de obras de arte que ficam expostas no escritório da empresa por dois anos e depois são doadas para o Museu Contemporâneo de Hamburgo. A marca também incentiva jovens artistas que fazem obras com a estrela Montblanc, expondo-as nos seus escritórios e em pontos-de-venda de todo o mundo.

Os slogansNew one look. New one mood. New times. (2001)
The art of writing your life. (1997)
The art of writing. (1986)
Responsible with Montblanc. (1968)
World-famous by quality and elegance. (1963)

Dados corporativos● Origem: Alemanha● Fundação: 1906
● Fundador:
Claus-Johannes Voss, August Eberstein e Alfred Nehemias● Sede mundial: Hamburgo, Alemanha● Proprietário da marca: Compagnie Financière Richemont S.A.● Capital aberto: Não (subsidiária)
● Chairman:
Johann Rupert● CEO & Presidente: Lutz Bethge
● Faturamento: €672 milhões (2010)
● Lucro: €109 milhões (2010)
● Lojas: 380
● Presença global:
+ 90 países● Presença no Brasil: Sim (9 lojas)
● Funcionários:
2.500● Segmento: Acessórios de luxo● Principais produtos: Canetas, relógios, jóias e perfumes● Principais concorrentes: Sanford, Lamy e Parker● Ícones: A caneta Meisterstück e a estrela branca de seu logotipo● Slogan: The Art of Writing.
● Website: www.montblanc.com
A marca no mundoAtualmente a marca conta com 380 boutiques próprias e 9 mil pontos de vendas autorizados em mais de 90 países, que comercializam uma enorme linha de produtos de luxo, composta por mais de 3.000 itens, incluindo canetas, relógios, óculos, artigos em couro, perfumes e jóias. Anualmente a MONTBLANC produz aproximadamente 3 milhões de canetas. Mais de 45% do faturamento da marca é originado pela da venda de canetas, 30% de relógios e 20% de acessórios de couro. No Brasil, a marca possui 9 boutiques, localizadas em São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Campinas e Brasília. Além disso, são mais de 200 joalherias credenciadas, desde 1992, quando a marca ingressou oficialmente no mercado brasileiro.

Você sabia?
A gravação do número 4.810, na pena de cada caneta-tinteiro, corresponde à altura exata do monte Mont Blanc. Isto aconteceu pela primeira vez em 1930.
Hoje, a cidade de São Paulo está entre as seis no mundo (juntamente com Paris, Beijing, Xangai, Dubai e Hong Kong) a possuir cinco ou mais lojas da marca. Estima-se que o Brasil tenha pelo menos 400 mil usuários de canetas MONTBLANC.


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).

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