Há
mais de um século a marca WATERMAN faz de cada caneta um objeto de
admiração, se tornando uma referência no universo da escrita. Cada linha
de canetas da marca apresenta modelos exclusivos, representando a
expressão, o estilo e a personalidade de quem a conduz criando assim
consumidores fiéis.
-A históriaA tradicional marca WATERMAN é a demonstração de que por vezes a perfeição nasce de um incidente, ou êxito de um infortúnio. Tudo aconteceu em 1883 quando Lewis Edson Waterman, um agente de seguros da cidade de Nova York, perdeu um dos seus melhores contratos, devido a uma caneta de fluidez irregular, que borrou todo o documento. Jurando que este fato não se repetiria, ele criou aquela que se tornaria a antecessora das canetas modernas. Essa nova caneta não produzia vazamentos e permitia o seu uso com segurança, sem a necessidade de ter que mergulhá-la na tinta, evitando assim os famosos borrões. Ao final deste ano, foram produzidas artesanalmente seis dúzias da inovadora caneta, vendida com cinco anos de garantia contra defeito. No ano seguinte ele patenteou sua invenção, a caneta-tinteiro com a utilização de sistema capilar, e fundou a Ideal Pen Company (que quatro mais tarde mudaria seu nome para L.E. Waterman Company). O grande truque técnico desta caneta foi abrir finos canais na peça de ligação entre o bico da pena e o depósito de tinta.
- -Quando foi lançada no mercado em 1885 sua aceitação foi imediata, conquistando principalmente os escritores da época. Ao longo dos três próximos anos seriam produzidas aproximadamente 200 canetas. Em 1888, a caneta WATERMAN foi premiada com a medalha de bronze na Exposition Universelle em Paris por seu design inovador. Nos anos seguintes a marca WATERMAN introduziu uma série de inovações que mudariam a forma de escrever como as primeiras penas feitas em 14 quilates (1889). Em 1901, após a morte do fundador da empresa, seu sobrinho Frank D. Waterman assumiu o comando dos negócios e expandiu agressivamente a WATERMAN pelo mundo, especialmente para o continente europeu. Nesta época, a empresa continuou experimentando e criando designs inovadores, transformando as canetas da marca em objetos de arte cobiçados.- -Nos anos seguintes a empresa continuou lançando no mercado grandes inovações como a Laurence G, primeira caneta de tampa com clip (1905); invenção do sistema de tintas em cartuchos (1927); e o aperfeiçoamento do sistema de canetas esferográficas (1935). Neste período, os produtos com a marca WATERMAN eram sinônimos de qualidade e durabilidade. Depois da Segunda Guerra Mundial, a subsidiária francesa da empresa, fundada em 1926, acabou absorvendo as operações americanas e britânicas, e a WATERMAN se tornou uma marca francesa. Em 1958 a francesa BIC ingressou no mercado americano comprando a WATERMAN PEN COMPANY. Quase três décadas mais tarde, em 1987, a The Gillette Company adquiriu o controle da WATERMAN.- -
Um dos maiores sucessos da marca é a linha Edson, desenvolvida em homenagem ao seu fundador e lançada no mercado em 1992, que tem como principal estrela a caneta Edson Diamond Black, com corpo em resina translúcida negra, tampa em bronze recoberto por níquel e plaquê de platina acetinada. Seus adornos são todos em prata. Logo após o início do novo milênio, em 2001, a empresa Newell Rubbermaid, através de sua divisão de escrita (Sanford) adquiriu a WATERMAN.- -Para comemorar seus 125 anos, a prestigiada marca lançou a edição limitada Edson 125 Ans, com apenas 1.883 exemplares produzidos, composta por uma caneta extremamente refinada e irresistivelmente elegante, criada para homenagear o fundador da empresa. Desenvolvida com design único e materiais preciosos, como a laca e o paládio, a linha traz pena em ouro 18 quilates, com opção para espessuras fina, média e grossa, número de série de 0001-1883 gravado ao lado do clip niquelado a ródio e ainda exclusivo sistema de fluxo de tinta que permanece controlado mesmo em altas altitudes.- -Dados corporativos● Origem: Estados Unidos
● Fundação: 1883
● Fundador: Lewis Edson Waterman● Sede mundial: Nantes, França
● Proprietário da marca: Newell Rubermaid● Capital aberto: Não (subsidiária)
● Chairman: William D. Marohn
● CEO & Presidente: Mark D. Ketchum
● Faturamento: Não divulgado● Lucro: Não divulgado● Presença global: 100 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 300
● Segmento: Instrumentos de escrita● Principais produtos: Canetas, lapiseiras e acessórios● Ícones: O design das canetas
● Website: www.waterman.com
-A marca no mundoOs
tradicionais produtos da marca WATERMAN, que incluem canetas,
lapiseiras e tintas, são comercializados em mais de 100 países ao redor
do mundo. Todo processo de produção de uma caneta WATERMAN envolve
vários estágios, desde a criação até o processo de embalagem, em um
período total que pode alcançar até 2 anos.-A históriaA tradicional marca WATERMAN é a demonstração de que por vezes a perfeição nasce de um incidente, ou êxito de um infortúnio. Tudo aconteceu em 1883 quando Lewis Edson Waterman, um agente de seguros da cidade de Nova York, perdeu um dos seus melhores contratos, devido a uma caneta de fluidez irregular, que borrou todo o documento. Jurando que este fato não se repetiria, ele criou aquela que se tornaria a antecessora das canetas modernas. Essa nova caneta não produzia vazamentos e permitia o seu uso com segurança, sem a necessidade de ter que mergulhá-la na tinta, evitando assim os famosos borrões. Ao final deste ano, foram produzidas artesanalmente seis dúzias da inovadora caneta, vendida com cinco anos de garantia contra defeito. No ano seguinte ele patenteou sua invenção, a caneta-tinteiro com a utilização de sistema capilar, e fundou a Ideal Pen Company (que quatro mais tarde mudaria seu nome para L.E. Waterman Company). O grande truque técnico desta caneta foi abrir finos canais na peça de ligação entre o bico da pena e o depósito de tinta.
- -Quando foi lançada no mercado em 1885 sua aceitação foi imediata, conquistando principalmente os escritores da época. Ao longo dos três próximos anos seriam produzidas aproximadamente 200 canetas. Em 1888, a caneta WATERMAN foi premiada com a medalha de bronze na Exposition Universelle em Paris por seu design inovador. Nos anos seguintes a marca WATERMAN introduziu uma série de inovações que mudariam a forma de escrever como as primeiras penas feitas em 14 quilates (1889). Em 1901, após a morte do fundador da empresa, seu sobrinho Frank D. Waterman assumiu o comando dos negócios e expandiu agressivamente a WATERMAN pelo mundo, especialmente para o continente europeu. Nesta época, a empresa continuou experimentando e criando designs inovadores, transformando as canetas da marca em objetos de arte cobiçados.- -Nos anos seguintes a empresa continuou lançando no mercado grandes inovações como a Laurence G, primeira caneta de tampa com clip (1905); invenção do sistema de tintas em cartuchos (1927); e o aperfeiçoamento do sistema de canetas esferográficas (1935). Neste período, os produtos com a marca WATERMAN eram sinônimos de qualidade e durabilidade. Depois da Segunda Guerra Mundial, a subsidiária francesa da empresa, fundada em 1926, acabou absorvendo as operações americanas e britânicas, e a WATERMAN se tornou uma marca francesa. Em 1958 a francesa BIC ingressou no mercado americano comprando a WATERMAN PEN COMPANY. Quase três décadas mais tarde, em 1987, a The Gillette Company adquiriu o controle da WATERMAN.- -
Um dos maiores sucessos da marca é a linha Edson, desenvolvida em homenagem ao seu fundador e lançada no mercado em 1992, que tem como principal estrela a caneta Edson Diamond Black, com corpo em resina translúcida negra, tampa em bronze recoberto por níquel e plaquê de platina acetinada. Seus adornos são todos em prata. Logo após o início do novo milênio, em 2001, a empresa Newell Rubbermaid, através de sua divisão de escrita (Sanford) adquiriu a WATERMAN.- -Para comemorar seus 125 anos, a prestigiada marca lançou a edição limitada Edson 125 Ans, com apenas 1.883 exemplares produzidos, composta por uma caneta extremamente refinada e irresistivelmente elegante, criada para homenagear o fundador da empresa. Desenvolvida com design único e materiais preciosos, como a laca e o paládio, a linha traz pena em ouro 18 quilates, com opção para espessuras fina, média e grossa, número de série de 0001-1883 gravado ao lado do clip niquelado a ródio e ainda exclusivo sistema de fluxo de tinta que permanece controlado mesmo em altas altitudes.- -Dados corporativos● Origem: Estados Unidos
● Fundação: 1883
● Fundador: Lewis Edson Waterman● Sede mundial: Nantes, França
● Proprietário da marca: Newell Rubermaid● Capital aberto: Não (subsidiária)
● Chairman: William D. Marohn
● CEO & Presidente: Mark D. Ketchum
● Faturamento: Não divulgado● Lucro: Não divulgado● Presença global: 100 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 300
● Segmento: Instrumentos de escrita● Principais produtos: Canetas, lapiseiras e acessórios● Ícones: O design das canetas
● Website: www.waterman.com
-Você sabia?● Foi com uma caneta WATERMAN de ouro maciço que os líderes mundiais assinaram o Tratado de Versailles, em 1919, oficializando assim o final da Primeira Guerra Mundial e criando a Liga das Nações.-
-As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).
Nenhum comentário:
Postar um comentário